Após um empate de 0-0 contra o Leverkusen no jogo de volta, a equipe de Jose Mourinho avança para a final da Liga Europa com uma vitória global de 1-0, mantendo o sonho de conquistar o título europeu pelo segundo ano consecutivo.
Resultado agregado do Leverkusen vs Roma (0-0)
Durante essa jornada até a final, a Roma não marcou gols em quatro jogos e manteve sua defesa invicta em seis das 14 partidas – ambos são os melhores números do torneio. A Roma chega à final da Copa da Europa em ambas as temporadas sob o comando de Mourinho, igualando um feito histórico anterior (Copa dos Campeões da Europa em 1983-1984 e Copa da UEFA em 1990-1991). Eles enfrentarão o Sevilla – a equipe que eliminou a Juventus com um placar agregado de 3-2 na outra semifinal – na disputa pelo título no Estádio Puskas, em Budapeste, Hungria, em 31 de maio.

Mourinho estará disputando sua sexta final de competições europeias, com um histórico perfeito de vitórias em todas as cinco finais anteriores. Ele conquistou a Copa da UEFA (antecessora da Liga Europa) em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004 com o Porto, levou a Inter de Milão à vitória na Liga dos Campeões em 2010, levou o Manchester United ao topo da Liga Europa em 2017 e conquistou a primeira edição da Liga Europa Conferência com a Roma na temporada passada.
“A minha preocupação não é deixar uma marca na história da Roma”, disse Mourinho após o jogo. “O importante é ajudar os jogadores a amadurecerem e alcançarem grandes coisas. Isso também traz alegria aos torcedores da Roma, que me deram muito desde o primeiro dia. É realmente um grande prazer chegar a outra final.”
O treinador de 60 anos elogiou a dedicação de toda a equipe, sua experiência em campo, sabedoria tática e capacidade de lidar com a pressão. Mourinho acredita que a Roma não teria chegado à final se Chris Smalling não tivesse voltado a tempo do banco de reservas, pois Leonardo Spinazzola e Zeki Celik enfrentaram problemas durante o jogo, e agradeceu aos torcedores da Roma pelo incrível apoio ao longo da jornada desde o início da temporada.
Ontem, a Roma enfrentou mais uma onda de lesões, com Marash Kumbulla e Rick Karsdorp fora do jogo, enquanto Paulo Dybala, Chris Smalling, Georginio Wijnaldum e Stephan El Shaarawy estavam aptos apenas para o banco de reservas. Dos mencionados, apenas Wijnaldum e Smalling entraram em campo no segundo tempo. Do lado oposto, o Leverkusen não contou com Robert Andrich, Odilon Kossounou e Patrik Schick.
Com a vantagem de um gol marcado pelo jogador de 20 anos, Edoardo Bove, no jogo de ida, a Roma demonstrou o estilo pragmático característico de Mourinho ao viajar para a Alemanha. No BayArena, o clube romano teve apenas 28% de posse de bola e finalizou apenas uma vez, com Lorenzo Pellegrini chutando de fora da área após jogada de Tammy Abraham, aos 2 minutos.

Durante os mais de 90 minutos restantes, incluindo o tempo de acréscimo, a bola ficou majoritariamente no campo da Roma, com o Leverkusen finalizando 23 vezes, sendo 6 no alvo. A chance mais perigosa do primeiro tempo ocorreu aos 12 minutos, quando Moussa Diaby se livrou de Roger Ibanez em uma arrancada e finalizou acertando a trave. Em seguida, Kerem Demirbay e Sardar Azmoun também tentaram finalizar, mas não conseguiram vencer Rui Patrício.
O mesmo cenário se repetiu no segundo tempo, com a Roma se defendendo e o Leverkusen buscando oportunidades em chutes de longa distância. A equipe da casa chegou mais perto do gol aos 81 minutos, com um chute de rebote na área que passou rente à trave, executado por Azmoun.
Leonardo Spinazzola e Zeki Celik se juntaram à lista de lesionados, e Pellegrini saiu do campo nos minutos finais, incluindo os oito minutos de acréscimo, com uma pressão intensa, mas a Roma resistiu e avançou para a final da Liga Europa pelo segundo ano consecutivo.
Escalações Leverkusen vs Roma
Leverkusen: Hradecky, Tah (Amiri 86), Hincapie, Tapsoba, Palacios (Hlozek 80), Demirbay, Bakker (Adli 73), Frimpong, Azmoun, Wirtz, Diaby.
Roma: Patricio, Cristante, Ibanez, Mancini, Pellegrini, Bove, Matic, Spinazzola (Zalewski 34), Celik (Smalling 78), Abraham, Belotti (Wijnaldum 46).